Adriana Izidoro, coordenadora do Leitura Viva. |
Exposições interativas. |
Uma ''Roda Cultural" foi o destaque, com Folia de Reis, coral da terceira idade, dança, teatro, exposição dos trabalhos dos alunos da Casa de Leitura Casimiro de Abreu e do Clubinho Ecológico e a exibição do filme " Revirando o baú de Barra de São João". Na "Roda", a comunidade falou sobre a importância da preservação da memória local para a preservação da identidade. A apresentação teatral contou lendas da cidade e a dança de quadrilha representou as festas juninas com alunos da escola Pastor Abel de Souza Lyrio. A secretária de planejamento Eliane Paes marcou presença representando o poder público e a agenda 21, que pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis.
O documentário '' Revirando o baú de Barra de São João" é uma parceria da UFF(Universidade Federal Fluminense) através da oficina Cinema na Escola.O filme foi realizado com o Centro de Convivência e Longevidade de Barra de São João (Cecon) e a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu (Semed). Focado em temas como meio ambiente, lendas, educação, progresso, carnaval, Festas Juninas e Folia de Reis, o filme retrata o passado e repensa o presente na voz de antigos moradores da cidade.
Os integrantes do Cecon e as crianças da escola Pastor Abel de Souza Lyrio, foram submetidos a um trabalho de sensibilização sobre o olhar pela cidade, suas lendas e tradições. O trabalho foi realizado através de oficinas dinamizadas pela equipe da Casa de Leitura Casimiro de Abreu sendo as dinamizadoras Adriana Izidoro e Ana Cristina da Mata Vargas, do Programa Revirando o Baú e Rosilene Gomes dos Santos, do Clubinho Ecológico.
Em 2011, foi executado um trabalho de valorização da memória pessoal com o grupo da Terceira Idade do Cecon e com um grupo de alunos da Escola Pastor Abel de Souza Lyrio, onde foi desenvolvida a Oficina Cinema na Escola.Com o objetivo de fazer um levantamento dos moradores antigos e registrar depoimentos a respeito da história da cidade para o documentário, esta foi realizada em parceria com a Universidade Federal Fluminense e dinamizada por Júlio Cezar Borges Rodrigues.