quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma heroína abnegada

   Maria Dária é uma seringueira dotada de muita coragem. A vida nos seringais da floresta amazônica é muito dura, sujeitando os seringueiros a uma rotina de tarefas árduas, na maioria das vezes, muito sacrificante para mulheres. Maria teve que aprender de tudo um pouco para sobreviver na mata: Fez partos, trabalhou como curandeira e como conselheira, consolando e ajudando as mulheres agredidas por seus parceiros na imensidão verde do seringal. Enfrentou o abandono, a fome, a doença e conviveu com a violência no Acre.
   "A saga de Maria Dária " é uma história de superação e um fiel documentário da realidade sócioeconômica brasileira do século XIX. Antonio Mathias Netto mostra com muita sensibilidade os desafios desta mãe de família para criar os filhos e sobreviver dignamente na floresta.       
   O livro é fruto das pesquisas do psiquiatra Dr. Ivo Saldanha, que colheu dados sobre a famíla de Maria Dália. A cerimônia de lançamento vai contar com a presença do especialista. Nesta sexta, 24, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu, a partir das 19h. Entrada Franca.